Federação Interestadual dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação

Sindpd-SP e SoulCode formam parceria para capacitação de profissionais PCD’s em TI

Sindpd-SP e SoulCode formam parceria para capacitação de profissionais PCD’s em TI

As carreiras técnicas ofertadas nos bootcamps serão definidas em conjunto com os parceiros, garantindo que os cursos estejam alinhados às demandas atuais do mercado de TI

Sindpd-SP e SoulCode formam parceria – O Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação de São Paulo (Sindpd-SP) e a SoulCode, uma iniciativa líder em educação tecnológica, anunciam uma parceria estratégica para a formação de profissionais com deficiência (PCDs), com o objetivo de integrá-los nas crescentes demandas do mercado de TI.

A parceria faz parte da campanha “Empresa Legal, Inclusão Real”, iniciativa criada para exigir que as empresas de TI do estado cumpram a Lei de Cotas para Pessoas Com Deficiência (PCD). Além de cobrar o cumprimento da legislação, o sindicato cria, com a parceria, uma alternativa para empresas que querem de fato se adequar à Lei de Cotas para PCD’s.

LEIA: As 7 carreiras que mais crescem no setor de tecnologia

Esse esforço conjunto ressalta um investimento significativo na inclusão e capacitação técnica, fornecendo aos alunos as competências necessárias para ocuparem vagas nas empresas de tecnologia. Os cursos, oferecidos gratuitamente, são uma combinação de desenvolvimento de habilidades técnicas (hard skills) e interpessoais (soft skills), juntamente com aulas de inglês técnico, dentro de uma abordagem de ensino imersivo.

Com a colaboração da SoulCode, o programa já comemora o sucesso, com mais de 20 alunos PCD’s empregados, destacando a importância da diversidade na área de tecnologia: 58% dos contratados são mulheres e 47% são pretos ou pardos, mostrando o potencial de uma força de trabalho inclusiva.

A taxa de retenção impressiona: 90% dos alunos contratados mantêm suas posições, um testemunho da eficácia do programa de formação e das práticas de atração e retenção de talentos das empresas parceiras. A colaboração entre Sindpd e SoulCode reforça o papel crucial da educação no fomento de um mercado de trabalho equitativo e nas oportunidades para profissionais PCDs no setor de TI.

O sucesso do programa aponta para um futuro promissor, onde Sindpd e SoulCode continuam a pavimentar o caminho para um ecossistema de TI cada vez mais diversificado e inclusivo. As empresas que apoiam esta parceria não só têm acesso a um pool de talentos único, mas também impulsionam a mudança social e fortalecem seus próprios valores de diversidade e inclusão.

Detalhes da Proposta:

Criação de Duas Turmas de Bootcamp

Uma turma para PCDs e uma exclusiva para mulheres, atendendo a necessidade de inclusão e representatividade no setor

Capacidade de Cada Turma

Cada turma será composta por 50 alunos, totalizando 100 alunos em formação

Definição de Carreiras

As carreiras técnicas a serem ofertadas nos bootcamps serão definidas em conjunto com os parceiros, garantindo que os cursos estejam alinhados às demandas atuais do mercado de TI.

Para mais detalhes sobre o programa e informações de como se envolver, seja como candidato ou empresa parceira, Sindpd e Soul Code convidam o público a entrar em contato através do email [email protected].

Compartilhe:

Outras publicações