Federação Interestadual dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação

As 7 carreiras que mais crescem no setor de tecnologia

As 7 carreiras que mais crescem no setor de tecnologia

Listamos as especialidades e os motivos que fazem delas tão promissoras para os próximos anos

O setor de tecnologia no Brasil está prestes a experimentar um crescimento significativo em 2024, um desenvolvimento que promete remodelar o panorama profissional para especialistas na área. Diante da transformação digital acelerada, que não discrimina entre pequenas ou grandes empresas, a demanda por talentos tecnológicos está se tornando cada vez mais evidente, prometendo fortalecer-se ainda mais nos próximos anos.

Um relatório recente da International Data Corporation (IDC) projeta um aumento de 12% para o setor de Tecnologia da Informação (TI) no Brasil, superando as expectativas para mercados tradicionalmente robustos como o dos Estados Unidos, que antecipa um crescimento de 9%. Essa expansão não apenas evidencia a vitalidade do setor, mas também destaca as oportunidades abundantes para profissionais qualificados em tecnologia, onde a demanda por talentos atualmente supera a oferta.

LEIA: Segunda é dia de “Sincerão”, então mande o seu patrão para o paredão! Entenda e participe!

Para os especialistas em tecnologia, nunca houve um momento mais auspicioso para avançar na carreira. O mercado não só promete salários competitivos e oportunidades contínuas de aprendizado, mas também a chance de engajar-se em projetos que desafiam e significam uma contribuição tangível para o setor.

Dentro deste contexto promissor, destacam-se sete carreiras tecnológicas que merecem atenção especial:

Engenharia de Dados

Com o volume de dados gerados diariamente batendo recordes, a necessidade por profissionais que possam desenvolver, manter sistemas de armazenamento e análise de dados, e extrair insights valiosos é maior do que nunca. Estes engenheiros são os bastiões na era do big data, essenciais para estratégias de negócios informadas.

Desenvolvimento de Software

O desenvolvimento de software se mantém como um pilar da demanda tecnológica, com um apetite voraz do mercado por desenvolvedores capazes de criar soluções inovadoras em aplicativos, sistemas e plataformas digitais. As especializações em desenvolvimento web, mobile e inteligência artificial, em particular, estão vendo um aumento notável na demanda, refletindo as necessidades evolutivas do setor.

Segurança da Informação

À medida que as ameaças cibernéticas proliferam, a segurança da informação ascendeu ao status de prioridade máxima para empresas de todos os tamanhos. Profissionais especializados em segurança cibernética são imprescindíveis para a defesa de sistemas e redes contra invasões, garantindo a proteção de dados sensíveis.

Análise de Dados e Ciência de Dados

A capacidade de analisar e interpretar grandes volumes de dados tornou-se um diferencial competitivo no mundo dos negócios. Profissionais com habilidades em estatística, aprendizado de máquina (machine learning) e visualização de dados estão no centro das estratégias empresariais, transformando informações em ações estratégicas.

Cloud Computing

A transição em massa para a nuvem destacou a demanda por especialistas em computação em nuvem, capazes de projetar, implementar e gerenciar infraestruturas que ofereçam escalabilidade, flexibilidade e eficiência.

Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina

A IA e o aprendizado de máquina estão redefinindo setores inteiros, da saúde ao varejo, exigindo profissionais que possam desenvolver sistemas que não apenas automatizem tarefas, mas também ofereçam insights e inovações revolucionárias.

Blockchain e Criptomoeda

A tecnologia por trás do Bitcoin e outras criptomoedas, o blockchain, está encontrando aplicações que vão além do financeiro, invadindo setores como logística e saúde. Profissionais versados em desenvolvimento de blockchain e segurança de criptomoedas estão sendo avidamente procurados para pilotar iniciativas baseadas nesta tecnologia disruptiva.

À medida que nos aproximamos de 2024, essas áreas não apenas representam os campos mais promissores para os profissionais de tecnologia, mas também os caminhos através dos quais o setor como um todo provavelmente experimentará sua transformação.

(Fonte: Olhar Digital)
(Foto: Reprodução/Freepik)

Compartilhe:

Outras publicações