Federação Interestadual dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação

Trabalhadores de TI em Uberlândia conquistam jornada de 40 horas semanais

Os sindicatos dos trabalhadores de tecnologia da informação (SINTTEC) e patronal (SINDETI) firmaram em Convenção Coletiva a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais em todas as empresas de tecnologia instaladas em Uberlândia, importante polo do setor em Minas Gerais.

O acordo é retroativo à 1º de janeiro (data base da categoria) e o pagamento deve ser feito na folha salarial do mês de julho, já aplicado a diferença de 120 horas correspondente ao semestre de janeiro a junho. As empresas que não efetuaram o pagamento neste mês, terão que arcar com acréscimo de 75% referente à cláusula de hora-extra.

Jornada de 40 horas em Convenção Coletiva só era praticada nos estados de São Paulo e Paraná, ambos integrantes da base da Feittinf. “Foi uma importante conquista para os trabalhadores de TI de Uberlândia e, em certo ponto, do País. Estamos lutando para criar uma base mínima para regrar o mercado e impedir a precarização dos direitos e das remunerações, pois profissional de TI não é mercadoria, somos uma categoria com alta especialização e queremos valorização”, afirma o presidente da Feittinf, Emerson Morresi, que também é diretor do Sindpd-SP.

Além dessa conquista, os trabalhadores de Uberlândia tiveram aumento salarial de 5,93%, reajuste do VA/VR retroativo à data base com valor mínimo de R$ 33,91 e aumento da hora noturna (adicional de 50%) das 22:00 às 05:00 para 22:00 às 06:00, entre outras cláusulas.

Compartilhe:

Outras publicações