Sindicatos de TI

Sindpd pede reintegração de trabalhadores após demissão em massa em empresa de jogos

Sindpd pede reintegração de trabalhadores após demissão em massa – O Sindpd entrou com uma Ação Civil Pública (ACP) contra a Wildlife Top Free Games para reverter o desligamento de cerca de 130 trabalhadores, em um processo de demissão em massa promovido pela empresa.

A ação – datada de 1º de março – corre no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2) e tem como objetivo reivindicar o cumprimento do requisito do Tema 638 do Supremo Tribunal Federal (STF), que estabeleceu a obrigatoriedade de prévia negociação sindical em casos de demissão em massa, o que não ocorreu.

LEIA: Gartner projeta crescimento no setor de TI de 6,8% em 2024

A empresa comunicou o sindicato a respeito das demissões no dia 28 de fevereiro, demitindo os trabalhadores no mesmo dia, impossibilitando, assim, qualquer tipo de negociação.

“A presente ação é para requerer comando judicial visando sejam os trabalhadores reconduzidos aos seus postos de trabalho e o impedimento da demissão coletiva sem prévia negociação com a entidade sindical”, diz trecho da peça judicial.

A ACP solicita, em caráter liminar:
A) Concessão de medida liminar sem a audiência da parte contrária, para ordenar a imediata reintegração dos trabalhadores demitidos a partir de 28 de fevereiro de 2024, sob pena de multa a ser determinada;
B) Determinação para que a empresa se abstenha de efetuar novas demissões coletivas sem prévia negociação com a entidade sindical.

“Os efeitos da demissão em massa são devastadores para o trabalhador diretamente afetado, mas seus efeitos são para além das relações de trabalho de forma individual, ela repercute sobre os demais setores sociais, o problema se expandindo-se para socioeconômico.”, acrescenta o Sindpd.

O Sindpd reitera para que os trabalhadores da Wildlife solicitem a homologação de sua rescisão contratual no sindicato, direito garantido na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria em São Paulo.

Em caso de outras denúncias que envolvam a referida empresa, entre em contato através do nosso Whatsapp (11) 3823-5600 ou pelo e-mail: coe@sindpd.org.br.

(Foto: Reprodução)

Marcus Horak

Publicado por
Marcus Horak

Veja Também

  • Notícias

MPT lança cartilha para combater atos antissindicais; saiba

Documento destaca que livre atuação dos sindicatos é essencial para a promoção do trabalho digno

20 horas atrás
  • Qualificação Profissional

Sindplay: Construindo uma área de educação corporativa com o Moodle

Criado em parceria com a Academia Forense Digital (AFD), a ferramenta oferece aos alunos material…

2 dias atrás
  • Notícias

Governo notifica Amazon e Mercado Livre por venda de celulares irregulares

Ligada ao Ministério da Justiça, Secretaria Nacional do Consumidor notificou as duas empresas nesta sexta-feira…

3 dias atrás