Federação Interestadual dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação

Sindpd pede reintegração de trabalhadores após demissão em massa em empresa de jogos

Sindpd pede reintegração de trabalhadores após demissão em massa em empresa de jogos

Sindpd pede reintegração de trabalhadores após demissão em massa – O Sindpd entrou com uma Ação Civil Pública (ACP) contra a Wildlife Top Free Games para reverter o desligamento de cerca de 130 trabalhadores, em um processo de demissão em massa promovido pela empresa.

A ação – datada de 1º de março – corre no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2) e tem como objetivo reivindicar o cumprimento do requisito do Tema 638 do Supremo Tribunal Federal (STF), que estabeleceu a obrigatoriedade de prévia negociação sindical em casos de demissão em massa, o que não ocorreu.

LEIA: Gartner projeta crescimento no setor de TI de 6,8% em 2024

A empresa comunicou o sindicato a respeito das demissões no dia 28 de fevereiro, demitindo os trabalhadores no mesmo dia, impossibilitando, assim, qualquer tipo de negociação.

“A presente ação é para requerer comando judicial visando sejam os trabalhadores reconduzidos aos seus postos de trabalho e o impedimento da demissão coletiva sem prévia negociação com a entidade sindical”, diz trecho da peça judicial.

A ACP solicita, em caráter liminar:
A) Concessão de medida liminar sem a audiência da parte contrária, para ordenar a imediata reintegração dos trabalhadores demitidos a partir de 28 de fevereiro de 2024, sob pena de multa a ser determinada;
B) Determinação para que a empresa se abstenha de efetuar novas demissões coletivas sem prévia negociação com a entidade sindical.

“Os efeitos da demissão em massa são devastadores para o trabalhador diretamente afetado, mas seus efeitos são para além das relações de trabalho de forma individual, ela repercute sobre os demais setores sociais, o problema se expandindo-se para socioeconômico.”, acrescenta o Sindpd.

O Sindpd reitera para que os trabalhadores da Wildlife solicitem a homologação de sua rescisão contratual no sindicato, direito garantido na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria em São Paulo.

Em caso de outras denúncias que envolvam a referida empresa, entre em contato através do nosso Whatsapp (11) 3823-5600 ou pelo e-mail: [email protected].

(Foto: Reprodução)

Compartilhe:

Outras publicações