Categorias: Sindicatos de TI

Sindicatos de TI se unem em luta conjunta durante 2º Seminário de Pauta das Estatais Federais da Feittinf

Evento reuniu representantes de diversos estados para promover a discussão acerca das dificuldades e reivindicações dos trabalhadores em cada região do Brasil 

Entre os dias 6 e 8 de março, dirigentes de todo o País estiveram em São Paulo para participar do 2º Seminário de Pauta das Estatais Federais. Promovido pela Federação Interestadual dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação (Feittinf), o evento reuniu sindicatos de TI de São Paulo, Paraná, Mato Grosso, Alagoas e Santa Catarina para deliberar sobre as reivindicações pleiteadas nas negociações salariais das estatais Cobra, Dataprev e Serpro.

De maneira conjunta, sindicatos e representantes das Organizações no Locais de Trabalho (OLTs) definiram as diretrizes que guiarão as próximas campanhas. Entre os principais pontos de luta estão o enfrentamento das mudanças prejudiciais à classe operária – a exemplo da PEC 287, que propõe a Reforma da Previdência Social -, a preservação dos direitos já consolidados, o combate à precarização do trabalho e à desvalorização dos salários e a união da categoria em defesa do desenvolvimento do setor de TI.

“É importante que os trabalhadores estejam organizados. A Feittinf vem para colaborar, para que não haja perdas, mas avance nas conquistas. Os direitos têm que ser preservados. E é isso que estamos apostando nesse momento, na força que temos que ter para impedir a retirada dos direitos e a precarização das relações de trabalho”, defende Walfredo Luz de Pitombeira Junior, do Sindpd/AL.

Em outubro do ano passado, a Feittinf foi reconhecida oficialmente pelo Ministério do Trabalho para representar a categoria em âmbito nacional. Durante o Seminário de Regulamentação da Profissão de TI, evento realizado pelo Sindpd, o presidente Antonio Neto recebeu das mãos do representante do Ministério do Trabalho em São Paulo, Eduardo Anastasi, a certidão sindical de abrangência nacional.

Ivan Girardi, representante da OLT Cobra Tecnologia, acredita na importância de fortalecer e ampliar a representação da entidade. “O evento tem sido de grande valia para conhecermos a visão que a Federação tem para o futuro, que é representar um número cada vez maior de trabalhadores. Dessa maneira fortalecemos a Feittinf tanto local, quanto nacionalmente, atendendo as reivindicações e buscando melhorias sociais e trabalhistas”, avalia.

Diálogo nacional 

Ao reunir representantes de diversos estados, a segunda edição do Seminário de Pauta das Estatais Federais promoveu a discussão acerca das dificuldades e reivindicações específicas de cada região do Brasil. “É muito sadio trazer diferenças culturais e regionais para a discussão. Cada funcionário tem uma realidade diferente. É bom trazer essas realidades para debate de maneira democrática. Estamos aqui para fortalecer e atender a todos”, ressalta Bruno Umburanas Miguel, representante da OLT da Cobra Tecnologia.

Como resultado do diálogo entre os sindicatos e da integração promovida nos dias de debate, tem-se o fortalecimento da representação dos trabalhadores, que atuarão de maneira unificada e combativa em busca de novas conquistas. “Os estados trazem as propostas retiradas de assembleias, para que ao chegar aqui possamos unificá-las. O contato com os trabalhadores é muito importante, pois conhecemos as necessidades de cada localidade. O mundo sindical tem que ser baseado no contato com a categoria, não pode ser diferente. É isso que a Feittinf incentiva ao promover o Seminário”, explica José Hamilton Brandão Ferreira, diretor do Sindpd em São Paulo.

Em defesa da transparência e democracia

Atuar de maneira transparente e promover o debate consciente acerca da realidade dos profissionais das estatais de tecnologia da informação é uma das prerrogativas do Seminário da Feittinf. Ao levar em consideração as peculiaridades de cada estado e englobar os anseios dos trabalhadores em uma pauta de reivindicações unificada, os sindicatos passam a caminhar em direção única rumo a melhores condições de trabalho. “O Seminário é fundamental para que possamos unir forças para as negociações e alcançar novas conquistas aos trabalhadores”, enfatiza Julio Cesar Novaes, do Sindpd/PR.

Para Pedro Luiz Saldanha, diretor do Sindpd em São Paulo, o principal mérito e diferencial do Seminário é dar voz a todos os trabalhadores de TI do País, que são verdadeiramente representados pelas OLTs e sindicatos. “O mais interessante é ouvir da categoria e dos dirigentes que foi a primeira oportunidade que eles tiveram de falar, emitir opinião. Agora estamos todos alinhados com a mesma proposta para as pautas que serão entregues para as empresas”, comenta.

O posicionamento transparente da Feittinf foi tema recorrente e alvo de elogios dos dirigentes. Para José Paulo da Silva Vianna, do Sindpd/MT, a atitude reflete a postura democrática da Federação. “Eu vejo como uma vitória, um ganho em termos de democracia na hora de discutir as propostas. O diálogo e o respeito pela opinião de cada um são um avanço também para a categoria”, finaliza.

Redator

Publicado por
Redator

Veja Também

  • Legislação

TIM tem recurso negado no STF após ser condenada por pejotização

Empresa de telefonia foi condenada em São Paulo a pagar os direitos trabalhistas de uma…

3 dias atrás
  • Notícias

Feittinf, Sintipar e SitePD convocam trabalhadores para assembleia de atualização de Convenção!

Pauta principal é discutir o valor do reajuste da categoria de TI no Paraná em…

4 dias atrás
  • TI

Inscreva-se! 2º sorteio de pacote na praia ocorre na próxima semana! Não perca!

Atualize seus dados e concorra a pacotes em uma das 10 praias mais paradisíacas no…

4 dias atrás