Federação Interestadual dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação

“Sincerão” do trabalhador de TI: chegou a hora de mandar o seu patrão para o “paredão”

Página reunirá denúncias de trabalhadores, que sob a condição de anonimato, poderão expor irregularidades cometidas pelas empresas do setor

Inspirado no quadro de maior sucesso desta edição do Big Brother Brasil, o “Sincerão”, a Federação Interestadual de Trabalhadores em Tecnologia da Informação (Feittinf) lança nesta quinta-feira (14) o “Sincerão” do trabalhador de TI.

A ideia da campanha é reunir denúncias – a nível nacional – de funcionários das empresas de TI, que sob a garantia do anonimato, poderão mandar o seu patrão para o “paredão”. A federação sindical coordenará a iniciativa que envolve sindicatos de TI de vários estados, como o Sindpd-SP, o Sinttec-MG (Uberlândia), o Sintipar-PR e o Sitepd-PR (Curitiba).

“O BBB é um fenômeno de audiência no Brasil e costuma dominar os assuntos mais comentados nas redes sociais. Nossa ideia é canalizar isso para uma campanha que combata a precarização no setor de TI, que têm sofrido com demissões em massa e inúmeras irregularidades cometidas pelas empresas, inclusive algumas das gigantes do setor”, explica o presidente da Feittinf, Emerson Morresi.

As denúncias dos trabalhadores serão recolhidas através de uma página criada especificamente para isso (clique aqui e faça a sua denúncia).

Junto ao lançamento da campanha, um vídeo também foi divulgado, mostrando a ideia de um ponto de vista bem-humorado, como tem sido de praxe em ações de comunicação das entidades sindicais envolvidas na ação.

Assista:

 

“Com o Sincerão, é possível reivindicar os seus direitos de maneira sigilosa e construir uma categoria cada vez mais forte. Afinal de contas, salário não é prêmio e VR não é xepa! Ponha seu patrão no paredão hoje mesmo!”, diz mensagem contida na página que receberá as denúncias.

A partir dos relatos de funcionários, o Comitê de Operações Especiais (COE) irá avaliar o cumprimento da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) nos contratos dos trabalhadores de TI, além do respeito às Convenções Coletivas de Trabalho (CCT’s) de cada região, como São Paulo, Paraná e Uberlândia, polo central do Triângulo Mineiro.

Em caso de denúncias confirmadas, o órgão de investigação sindical notificará as empresas a respeito das irregularidades identificadas. Se as irregularidades persistirem, as entidades sindicais poderão acionar órgãos que atuam na defesa dos interesses dos trabalhadores, como o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e o Ministério Público do Trabalho (MPT).

Participe do “Sincerão” da Feittinf, faça sua denúncia e mande o seu patrão para o “paredão”!

Compartilhe:

Outras publicações