Federação Interestadual dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação

Saiba quais salários de TI estarão em alta para 2024

Saiba quais salários de TI estarão em alta para 2024

Salários de TI – Sete em cada dez cargos (76%) do segmento de tecnologia da informação apresentaram aumento acima da inflação em relação a 2023, aponta uma pesquisa recente realizada pela empresa de recrutamento Michael Page, que consultou mais de 10 mil profissionais.

Entre as 62 posições analisadas, gerente de infraestrutura (+ 59%) e gerente de consultoria SAP (+ 56%) se destacaram pelo aumento na remuneração.

Ao mesmo tempo, 16% dos cargos avaliados não apresentaram mudança de um ano para o outro. Aqueles que registraram queda somaram 8% das posições, com gerente de suporte sendo o mais relevante (- 21%).

LEIA: Empresa paranaense de TI é condenada a pagar diferenças salariais de mais de 700 funcionários

Em um contexto de redução de custos e demissões em massa, as empresas priorizaram em 2023 a contratação de funcionários mais seniores, o que favoreceu as posições de gerentes e especialistas, aponta o relatório da Michael Page.

Mesmo com uma menor demanda por juniores e plenos, ainda há escassez de profissionais qualificados na área de tecnologia, o que explica as estratégias de retenção e oferta de regimes flexíveis de trabalho.

O olhar para a inovação tem sido ponto fundamental na contratação de pessoas no mercado de TI, visando a redução de custos e a automação de processos, tanto em cadeiras de desenvolvedores quanto na alta liderança.

“Com a redução de desenvolvedores, principalmente os mais juniores, as empresas começaram a abrir espaços para posições como DevSecOps, que integram segurança e desenvolvimento da operação olhando para a cadeira como um todo, como especialistas de cloud, RPA e SAP”, diz Luana Castro, gerente executiva da Michael Page.

Cargos em destaque em 2024

Em um cenário de automação de atividades, o mercado tem priorizado a contratação de profissionais mais holísticos, que conseguem atuar nos processos como um todo.

Como a tecnologia tem sido usada pelas empresas como um meio para atingir resultados, a maioria das competências em demanda pelos empregadores tem sido de natureza técnica, como:

  • Automação de processos
  • Inteligência artificial
  • Ferramentas de RPA, SAP4Hana e cloud
  • Ferramentas de viabilização

Já no escopo comportamental, as companhias têm valorizado profissionais multifacetados que consigam integrar a tecnologia às outras áreas. Algumas das habilidades requisitadas são:

  • Conhecimento do negócio
  • Entendimento sobre custos e retorno do investimento
  • Comunicação
  • Negociação

(Fonte: Forbes)
(Foto: Reprodução/Danial Ricaros/Unsplash)

Compartilhe:

Outras publicações