Salários de TI – Sete em cada dez cargos (76%) do segmento de tecnologia da informação apresentaram aumento acima da inflação em relação a 2023, aponta uma pesquisa recente realizada pela empresa de recrutamento Michael Page, que consultou mais de 10 mil profissionais.
Entre as 62 posições analisadas, gerente de infraestrutura (+ 59%) e gerente de consultoria SAP (+ 56%) se destacaram pelo aumento na remuneração.
Ao mesmo tempo, 16% dos cargos avaliados não apresentaram mudança de um ano para o outro. Aqueles que registraram queda somaram 8% das posições, com gerente de suporte sendo o mais relevante (- 21%).
LEIA: Empresa paranaense de TI é condenada a pagar diferenças salariais de mais de 700 funcionários
Em um contexto de redução de custos e demissões em massa, as empresas priorizaram em 2023 a contratação de funcionários mais seniores, o que favoreceu as posições de gerentes e especialistas, aponta o relatório da Michael Page.
Mesmo com uma menor demanda por juniores e plenos, ainda há escassez de profissionais qualificados na área de tecnologia, o que explica as estratégias de retenção e oferta de regimes flexíveis de trabalho.
O olhar para a inovação tem sido ponto fundamental na contratação de pessoas no mercado de TI, visando a redução de custos e a automação de processos, tanto em cadeiras de desenvolvedores quanto na alta liderança.
“Com a redução de desenvolvedores, principalmente os mais juniores, as empresas começaram a abrir espaços para posições como DevSecOps, que integram segurança e desenvolvimento da operação olhando para a cadeira como um todo, como especialistas de cloud, RPA e SAP”, diz Luana Castro, gerente executiva da Michael Page.
Cargos em destaque em 2024
Em um cenário de automação de atividades, o mercado tem priorizado a contratação de profissionais mais holísticos, que conseguem atuar nos processos como um todo.
Como a tecnologia tem sido usada pelas empresas como um meio para atingir resultados, a maioria das competências em demanda pelos empregadores tem sido de natureza técnica, como:
- Automação de processos
- Inteligência artificial
- Ferramentas de RPA, SAP4Hana e cloud
- Ferramentas de viabilização
Já no escopo comportamental, as companhias têm valorizado profissionais multifacetados que consigam integrar a tecnologia às outras áreas. Algumas das habilidades requisitadas são:
- Conhecimento do negócio
- Entendimento sobre custos e retorno do investimento
- Comunicação
- Negociação
(Fonte: Forbes)
(Foto: Reprodução/Danial Ricaros/Unsplash)