Mudanças no CNPJ – Esta semana, a Receita Federal, em parceria com o Sebrae, realizou uma live para divulgar futuras mudanças e preparar os empreendedores. Entre elas, estão a alteração do padrão do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), que passará a ter letras e números, e a padronização da Nota Fiscal de Serviços Eletrônicos (NFS-e) em todo o país.
A partir de 2026, os novos CNPJs terão uma combinação de letras e números. Apesar da alteração, a estrutura continuará com 14 caracteres, garantindo a continuidade do sistema atual. Quem já possui um CNPJ não precisará se preocupar, pois o número existente será mantido.
LEIA: Empresas de TI estão entre as mais beneficiadas pela desoneração da folha
Outra mudança será a unificação da NFS-e em todo o território nacional. O modelo já é adotado por microempreendedores individuais (MEIs), obrigatório até o prazo estipulado. Atualmente, 1.140 cidades, incluindo 22 capitais, já estão integradas ao sistema.
Tanto o novo padrão do CNPJ quanto a unificação da NFS-e foram planejados para evitar transtornos e tornar os processos mais ágeis. Para auxiliar na transição, a Receita Federal preparou uma página específica para explicar mais sobre a nota fiscal eletrônica.
(Com informações do site Contábeis)
(Foto: Reprodução)
Inclusão esbarra em desafios no acesso à educação e em juntas médicas de concursos, que…
O sigilo das respostas é totalmente garantido e a pesquisa respeita integralmente a Lei Geral…
Aportes na modalidade PGBL podem reduzir o imposto de renda em até 12% e garantir…