Federação Nacional dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação

Projeto nascido na periferia de SP oferece cursos gratuitos de TI a jovens da região

Projeto nascido na periferia de SP oferece cursos gratuitos de TI a jovens da região

Ideia da Mais1Code surgiu após moradores constatarem falta de acesso da comunidade à capacitação na área de tecnologia

Periferia de SP – A iniciativa de uma jovem de 23 anos vem mudando vidas por meio da tecnologia na periferia de São Paulo. No Jardim Pantanal, na zona leste da cidade, Thais Rico e seu marido, Diogo, fundaram a Mais1Code – Reprogramando a Quebrada, uma escola gratuita de programação que prepara jovens da comunidade para o mercado de TI.

A ideia surgiu durante a pandemia, quando o casal distribuía marmitas na comunidade e foi abordado por um jovem que procurava um curso gratuito de programação. Percebendo a falta de acesso ao conhecimento tecnológico na região, Thais e Diogo decidiram tentar uma solução. Assim, nasceu a Mais1Code, com sede na própria comunidade e aulas que podem ser presenciais ou online, promovendo inclusão social e capacitação tecnológica para quem mais precisa.

LEIA: Saiba as três carreiras que vão liderar o mercado até 2030, segundo estudo

“Existe um mercado de tecnologia com vagas de emprego, mas pouquíssima mão de obra. E essa oportunidade não chega à favela”, afirma Thais. “As pessoas mal têm acesso à internet ou a um computador em casa.” Com o apoio de voluntários, a Mais1Code oferece não apenas aulas de programação, mas também de inglês, além de mentoria em habilidades profissionais e orientação de carreira, preparando jovens para o mercado de tecnologia.

Reconhecida pelo impacto de sua iniciativa, Thais foi nomeada uma das Jovens Transformadoras do Empreendedor Social 2024, ganhando visibilidade e apoio para expandir o alcance da Mais1Code. Ela e Diogo acreditam que a tecnologia pode transformar a realidade de muitos, abrindo portas e inspirando jovens da periferia a conquistar seu espaço no mercado digital.

“Meu desejo para a Mais1Code é que ela se torne a maior comunidade tecnológica do Brasil, uma escola de referência, com vários polos presenciais. A periferia merece mais oportunidades.”

(Com informações de Folha de São Paulo)
(Foto: Renato Stockler)

Compartilhe:

Outras publicações