Federação Interestadual dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação

Novo curso no Sindplay: Setup 360º Instalação e Configuração do Linux CentOS9

Novo curso no Sindplay: Setup 360º Instalação e Configuração do Linux CentOS9

Novo curso no Sindplay – O mês de março mal começou, mas o Sindplay – streaming de formação e capacitação para profissionais de Tecnologia da Informação (TI) – já estreou mais um curso na plataforma. Nesta terça-feira (05), os alunos já podem acessar o treinamento ‘Setup 360º Instalação e Configuração do Linux CentOS9’. (Conheça o Sindplay clicando aqui)

Este curso prático abrange a instalação e configuração abrangentes do sistema operacional Linux CentOS 9. Você adquirirá habilidades essenciais para administrar sistemas Linux em um ambiente corporativo.

LEIA: Governo quer aumentar emprego formal entre mulheres até 2027

Vale lembrar que associados e contribuintes dos sindicatos ligados à Feittinf  (Sindpd-SP, Sinttec-MG, Sintipar-PR e Sitepd-PR) têm bolsa integral de acesso à plataforma, apelidada pela mídia especializada de “Netflix de TI”.

Criado em parceria com a Academia Forense Digital (AFD), o streaming de TI oferece aos alunos material de apoio, emissão de certificado com carga horária e conteúdo programático. O Sindplay já possui mais de 60 cursos disponíveis aos alunos, com valor de mercado de cerca de R$ 70 mil.

A ferramenta possui cursos na área de segurança da informação, desenvolvimento de softwares, desenvolvimento para a internet, administração de sistemas e redes, ciência de dados, inteligência artificial, gestão de projetos de TI, blockchain e tecnologias de moedas digitais, entre outras áreas.

Pesquisas mostram que há uma demanda crescente de cerca de 160 mil profissionais de TI por ano no Brasil, enquanto o país forma apenas 53 mil novos trabalhadores. Especialistas do setor apontam que, caso não haja uma mudança, a tendência é que essa diferença entre demanda e oferta de mão-de-obra qualificada cresça.

No evento de lançamento do Sindplay, realizado em agosto de 2023, representantes de mais de 100 empresas de tecnologia marcaram presença e demonstraram otimismo com a iniciativa do sindicato.

Diretor de RH da Capgemini Brasil, Marcos Lacerda elogia a iniciativa, que na sua visão, vai também contribuir na formação de novos talentos na área. “Primeiramente, parabenizar a instituição por contribuir com a sociedade, que é transformar e trazer valor agregado à educação e à formação de jovens talentos, sem dúvida nenhuma”.

Lacerda lembra que, atualmente, o setor é deficiente no nível de demanda versus oferta e que é importante que o sindicato do setor se disponha a contribuir para enfrentar esse desafio.

“Não tem formação suficiente, e assim como as empresas fazem o seu papel de tentar construir programas, o sindicato também está trazendo a oportunidade de criar uma plataforma e fazer um papel interessante, que é trazer a sua contribuição para esse todo.”

(Foto: Reprodução)

Compartilhe:

Outras publicações