Federação Interestadual dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação

Novo curso do Sindplay turbina capacidade de enfrentar ameaças cibernéticas

Novo curso do Sindplay turbina capacidade de enfrentar ameaças cibernéticas

Novo curso do Sindplay – Mais uma novidade para os alunos do Sindplay, streaming de formação e capacitação do Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação de São Paulo (Sindpd-SP) para os profissionais de Tecnologia da Informação (TI).

A partir das 10h desta terça-feira (07), os usuários da plataforma poderão acessar o curso Resolvendo Desafios de CTF. Desenvolva suas habilidades em segurança cibernética participando de desafios de Capture The Flag (CTF), explorando técnicas avançadas de detecção e resolução de vulnerabilidades, e aprimorando sua capacidade de enfrentar ameaças cibernéticas. (saiba mais aqui)

LEIA: Conheça a profissão e o mercado de trabalho da área de TI

Vale lembrar que associados e contribuintes do sindicato paulista têm bolsa integral para aprimorar seus conhecimentos no “Netflix de TI”.

Pesquisas mostram que há uma demanda crescente de cerca de 160 mil trabalhadores de T.I. por ano no Brasil, enquanto o país forma cerca de 50 mil novos profissionais. Especialistas do setor apontam que, caso não haja uma mudança, a tendência é que essa diferença entre demanda e oferta de mão-de-obra qualificada cresça.

É neste vácuo que o Sindpd lançou o streaming, altamente elogiado pela mídia especializada. No evento de lançamento, representantes de mais de 100 empresas do setor marcaram presença e demonstraram otimismo com a iniciativa do sindicato.

O Sindplay foi criado em parceria com a Academia Forense Digital (AFD) e já possui mais de 50 cursos disponíveis aos alunos. Os alunos têm direito a material de apoio, emissão de certificado com carga horária e conteúdo programático.

A plataforma oferece cursos na área de segurança da informação, desenvolvimento de softwares, desenvolvimento para a internet, administração de sistemas e redes, ciência de dados, inteligência artificial, gestão de projetos de TI, blockchain e tecnologias de moedas digitais, entre outras áreas.

Governo anuncia concurso público para profissionais de TI

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou que lançará um edital de concurso público com 200 vagas de Tecnologia da Informação (TI).

Os profissionais atuarão em projetos de transformação digital do governo federal. O processo seletivo foi autorizado por uma portaria publicada nesta terça-feira (31), no Diário Oficial da União.

No entanto, os contratos serão temporários: é prevista a contratação por quatro anos, prorrogável por mais um.

Serão selecionados 200 especialistas, divididos conforme os seguintes cargos:

  • Especialista em Gestão de Projetos – 45
  • Especialista em Infraestrutura de Tecnologia da Informação TI – 15
  • Especialista em Ciência de Dados – 35
  • Especialista em Segurança da Informação e Proteção de Dados – 20
  • Especialista em Análise de Processos de Negócios – 30
  • Especialista em Desenvolvimento de Software – 40
  • Especialista em Experiência do Usuário (UX) – 15

Segundo o ministério, os temporários atuarão principalmente no Programa Startup gov.br, que busca o desenvolvimento descentralizado dos projetos de transformação digital nos órgãos do governo federal.

Em agosto, o MGI anunciou, inclusive, o compartilhamento, por meio do programa, de soluções como o Processo Eletrônico Nacional (PEN) com gestões estaduais e municipais.

A publicação do edital de realização do concurso público, com a banca que realizará o processo seletivo, o cronograma de inscrições e aplicação de provas e número de vagas reservada aos cotistas, deverá acontecer em até seis meses.

Saiba as tendências do setor de TI para os próximos anos

A Tecnologia da Informação (TI) ocupa um papel cada vez mais central na sociedade e que permeia praticamente todos os aspectos de nossas vidas.

Na medida em que mergulhamos no campo da TI, encontramos novos recursos, ferramentas, soluções e formas de pensar, moldando a sociedade e a economia de maneiras profundas e, por vezes, surpreendentes.

“É evidente que a inovação será constante quando falamos de TI. A velocidade das mudanças no comportamento e nas ferramentas em uso continuará a desafiar nossas expectativas e abrirá novas oportunidades e desafios”, pontua Armindo Sgorlon, CEO da SGA, empresa do grupo FCamara, que atua na frente de Cloud, Cibersegurança e Data & Analytics.

O relatório “Top 10 Emerging Technologies 2023” é resultado da colaboração entre o Fórum Econômico Mundial e a Frontiers, e traz as perspectivas de mais de 90 acadêmicos, líderes da indústria e futurólogos de 20 países. (Leia matéria completa aqui).

Compartilhe:

Outras publicações