TI

IA vai afetar quase metade dos empregos, alerta FMI; saiba

IA vai afetar quase metade dos empregos – A inteligência artificial deve afetar quase 40% dos empregos globais, com países com economias avançadas enfrentando maior exposição do que os mercados emergentes e os de renda mais baixa. A análise é do Fundo Monetário Internacional (FMI).

“Na maioria dos cenários, a IA irá provavelmente agravar a desigualdade geral, uma tendência preocupante que os formuladores de políticas devem abordar proativamente para evitar que a tecnologia alimente ainda mais as tensões sociais”, disse a diretora-geral do FMI, Kristalina Georgieva, numa publicação sobre o estudo.

LEIA: Concurso público terá 50 vagas de TI com salário de 20 mil; leia edital

O efeito da desigualdade de renda provocada pela inteligência artificial dependerá em grande medida do quanto a tecnologia complementa os que ganham mais. Segundo Kristalina, uma maior produtividade dos trabalhadores e das empresas com rendimentos elevados aumentaria os retornos de capital, aumentando a disparidade de riqueza. Os países devem fornecer “redes de segurança social abrangentes” e programas de reciclagem para trabalhadores vulneráveis, defendeu ela.

Ainda de acordo com a análise, embora exista potencial para a IA substituir totalmente alguns empregos, o cenário mais provável é que ela complemente o trabalho humano. As economias avançadas podem ter cerca de 60% dos empregos afetados, mais do que os países emergentes e de baixo rendimento.

A abordagem de Kristalina sobre a inteligência artificial coincide com a reunião de líderes empresariais e políticos globais no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, onde a IA é um tema de discussão.

As empresas têm investido dinheiro na tecnologia emergente, por vezes suscitando preocupação entre os funcionários sobre o futuro das suas funções. Um exemplo é a Buzzfeed Inc., que anunciou planos de usar IA para ajudar na criação de conteúdo e fechou seu principal departamento de notícias, demitindo mais de 100 funcionários.

A União Europeia chegou a um acordo provisório em dezembro sobre a legislação que estabelece salvaguardas para a IA, enquanto os EUA ainda ponderam a sua posição regulamentar federal.

(Fonte: O Globo)
(Foto: Reprodução/botpress.com)

Vini

Publicado por
Vini

Veja Também

  • Notícias

Investir em previdência privada pode reduzir imposto ou aumentar a restituição do IR; saiba

Aportes na modalidade PGBL podem reduzir o imposto de renda em até 12% e garantir…

2 horas atrás
  • Qualificação Profissional

Sindplay: Conheça leis e ferramentas de proteção a mulheres no trabalho

O treinamento tem como objetivo capacitar profissionais e gestores sobre as legislações e ferramentas disponíveis…

4 horas atrás
  • Legislação

Segunda parcela do 13º salário deve ser paga até dia 20; veja como calcular

O décimo terceiro salário é um direito garantido para todos os trabalhadores com carteira assinada…

23 horas atrás