Federação Interestadual dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação

Deu na Folha: Um quarto das empresas de tecnologia em SP descumpre cota para PCDs, diz sindicato

Deu na Folha: Um quarto das empresas de tecnologia em SP descumpre cota para PCDs, diz sindicato

Setor afirma que não há profissionais qualificados no mercado para contratação; Sindpd-SP faz parceria para qualificação de profissionais e cria banco de vagas PCD

Cota para PCDs – Dados do Ministério do Trabalho mostram que o setor de tecnologia da informação em São Paulo descumpre a lei de cotas para portadores de necessidades especiais.

Entre as 418 empresas, um quarto ignora suas obrigações e não tem sequer um funcionário com deficiência. Quase 46% das demais companhias (192) cumprem menos de 30% das cotas. O restante (29%) está adimplente.

O descumprimento das obrigações legais envolve Tivit, Mercado Livre, HCL, Zup (Itaú) e até a IMA, uma empresa pública de Campinas, segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação de São Paulo (Sindpd-SP).

Por isso, além da pressão e de ações civis públicas, o sindicato paulista também lançará um programa para a qualificação de profissionais PCDs, além da criação de um banco de vagas exclusivo para estes trabalhadores.

“É hora de pressionar [as empresas] e garantir que elas não apenas falem sobre diversidade e inclusão, mas atuem de fato”, diz Antonio Neto, presidente do Sindpd-SP.

A entidade afirma que algumas dessas empresas fazem campanhas ostensivas de diversidade e inclusão nas redes sociais, enquanto, na prática, descumprem a legislação.

Procurado, o Seprosp (Sindicado das Empresas de Processamento de Dados e Serviços de Informática de São Paulo) não se manifestou.

Banco de Vagas

O Sindpd-SP deu um passo significativo para facilitar o acesso ao emprego para Pessoas com Deficiência (PCDs) no setor de TI.

Como parte da campanha “Empresa Legal, Inclusão Real: Cumpra a cota, faça a diferença” o Sindpd lançou um banco de vagas exclusivo, com objetivo de simplificar o processo de contratação para as empresas e ampliar as oportunidades para a comunidade de PCDs.

Devido a uma deficiência significativa no cumprimento das cotas para Pessoas com Deficiência (PCDs), esta iniciativa permite que os candidatos interessados se inscrevam no programa e tenham seus perfis profissionais encaminhados diretamente às empresas que oferecem posições compatíveis.

Este sistema não só agiliza o processo de encontrar candidatos qualificados, mas também assegura que mais PCDs possam integrar o mercado de trabalho, em posições que antes eram de difícil acesso.

Conhece alguém que se interesse pela causa ou possa se beneficiar com ela? Quer apoiar a campanha ou candidatar-se às vagas disponíveis? Dê um importante passo em direção à inclusão no setor tecnológico: acesse e inscreva-se no canto inferior da página!

Qualificação de profissionais PCDs

O Sindpd e a SoulCode, uma iniciativa líder em educação tecnológica, firmaram uma parceria para a formação de profissionais com deficiência (PCDs), com o objetivo de integrá-los nas crescentes demandas do mercado de TI. A parceria faz parte da campanha “Empresa Legal, Inclusão Real”. Além de cobrar o cumprimento da legislação, o sindicato cria, com a parceria, uma alternativa para empresas que querem de fato se adequar à Lei de Cotas para PCD’s.

Esse esforço conjunto ressalta um investimento significativo na inclusão e capacitação técnica, fornecendo aos alunos as competências necessárias para ocuparem vagas nas empresas de tecnologia. Os cursos, oferecidos gratuitamente, são uma combinação de desenvolvimento de habilidades técnicas (hard skills) e interpessoais (soft skills), juntamente com aulas de inglês técnico, dentro de uma abordagem de ensino imersivo.

Com a colaboração da SoulCode, o programa já comemora o sucesso, com mais de 20 alunos PCD’s empregados, destacando a importância da diversidade na área de tecnologia: 58% dos contratados são mulheres e 47% são pretos ou pardos, mostrando o potencial de uma força de trabalho inclusiva.

A taxa de retenção impressiona: 90% dos alunos contratados mantêm suas posições, um testemunho da eficácia do programa de formação e das práticas de atração e retenção de talentos das empresas parceiras. A colaboração entre Sindpd e SoulCode reforça o papel crucial da educação no fomento de um mercado de trabalho equitativo e nas oportunidades para profissionais PCD’s no setor de TI.

O sucesso do programa aponta para um futuro promissor, onde Sindpd e SoulCode continuam a pavimentar o caminho para um ecossistema de TI cada vez mais diversificado e inclusivo. As empresas que apoiam esta parceria não só têm acesso a um pool de talentos único, mas também impulsionam a mudança social e fortalecem seus próprios valores de diversidade e inclusão.

Detalhes da Proposta

Criação de Duas Turmas de Bootcamp

Uma turma para PCD’s e uma exclusiva para mulheres, atendendo a necessidade de inclusão e representatividade no setor.

Capacidade de Cada Turma

Cada turma será composta por 50 alunos, totalizando 100 alunos em formação.

Definição de Carreiras

As carreiras técnicas a serem ofertadas nos bootcamps serão definidas em conjunto com os parceiros, garantindo que os cursos estejam alinhados às demandas atuais do mercado de TI.

Para mais detalhes sobre o programa e informações de como se envolver, seja como candidato ou empresa parceira, Sindpd e SoulCode convidam o público a entrar em contato através do email [email protected].

(Com informações de Folha de S. Paulo)

Compartilhe:

Outras publicações