Categorias: Legislação

Diretoria discute ações de enfrentamento ao PLP 257

Reuniões com OLTs e conselho de representantes devem pautar ação nacional contra projeto que retira direitos dos servidores públicos

O Projeto de Lei Complementar (PLC) 257/2016 – que propõe a renegociação das dívidas dos governos estaduais e do Distrito Federal com a União em troca de enormes prejuízos aos servidores públicos – foi debatido durante a reunião da diretoria do Sindpd, realizada nesta segunda-feira, 4.

Para o presidente do Sindpd, Antonio Neto, o PLP 257 afeta diretamente a categoria, uma vez que trabalhadores de companhias como Prodesp, Prodam, Dataprev, Serpro, Cobra, entre outras, terão seus empregos e direitos ameaçados. “O que temos de mais sagrado são os trabalhadores destas estatais; os trabalhadores de TI, que serão afetados com essa medida. Temos de orientá-los nesta luta”, disse Neto.

O projeto enviado para o Congresso Nacional pelo Executivo Federal, no último dia 22 de março, estabelece como metas para o refinanciamento da dívida:

  • O congelamento dos salários dos servidores públicos por dois anos (aplicado também nas empresas públicas federais);
  • A redução da folha de pagamento dos comissionados, aumento da contribuição previdenciária dos trabalhadores de 11% para 14%;
  • Privatizações;
  • Suspensão de concursos;
  • Demissão de servidores;
  • Imposição de previdência complementar;
  • Elevação da contribuição previdenciária;
  • Limitação de progressões funcionais e;
  • Redução de indenizações.

Enviado em forma de urgência constitucional – medida que estabelece prazo de votação de 45 dias para a Câmara e mais 45 para o Senado, o PLP faz parte do pacote das medidas de ajustes fiscais do governo, com o objetivo de retirar recursos das empresas públicas para o pagamento dos juros da dívida pública.

“Nós estamos, juntamente com todas as forças progressistas – como os trabalhadores participantes das Organizações no Local de Trabalho (OLT) e dos Conselhos de Representantes -, fazendo reuniões nas estatais. Estamos em processo de mobilização”, informou o presidente do Sindpd. Hoje, São Paulo é a unidade da federação com mais servidores estaduais em números absolutos (601 mil), de acordo com dados do “Perfil dos Estados e Municípios Brasileiros 2014”, do IBGE.

Veja aqui a lista de telefones e e-mails de deputados que representam São Paulo na Câmara dos Deputados e peça diretamente o apoio deles na derrubada do Projeto de Lei Complementar (PLC) 257/2016!

Atuação

Entre os dias 28 a 30 de março foi realizado o 1º Seminário de Pauta das Estatais Federais, em São Paulo, realizado pela Federação Interestadual dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação (Feittinf), com o apoio da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), que veio para consolidar o papel da Federação na defesa das estatais e seus funcionários. “Foi uma experiência vitoriosa, e estamos avançando na representação das empresas públicas”, afirmou Neto. Durante o evento, os representantes das estatais classificaram como ponto central da luta o combate ao ajuste fiscal e à política recessiva imposta pelo governo federal às empresas públicas por meio do PLP 257.

Clique aqui e acesse o panfleto preparado pelo Sindpd contra o PLP 257.
Clique aqui e acesse o cartaz contra o PLP 257.
Redator

Publicado por
Redator

Veja Também

  • Legislação

Chile inicia redução da jornada para cumprir Lei das 40 horas; saiba

Além disso, existe agora a possibilidade de trabalhar 4 dias na semana descansar três, enquanto…

6 horas atrás
  • Sindicatos de TI

Nota oficial sobre a suspensão da desoneração da Folha

“Lembramos que o governo não foi eleito para promover agendas de déficit zero e arcabouço…

7 horas atrás
  • Campanha Salarial

Feittinf participa de 1ª mesa de negociação com Serpro, que prorroga ACT por 30 dias

Entre os pontos reivindicados na pauta nacional pelos trabalhadores, está um reajuste salarial que garante…

8 horas atrás