Categorias: Legislação

Deputado Federal do PDT lança projeto para barrar a privatização do Serpro e da Dataprev

Na última segunda-feira, 03, o deputado federal André Figueiredo (PDT-CE) lançou dois Projetos de Decreto Legislativo (PDL) que visam tirar o Serpro e a Dataprev do Programa Nacional de Desestatização, pensado pelo Governo Federal.

Para André Figueiredo, as duas empresas foram constituídas por leis federais e não podem simplesmente ser privatizadas por iniciativa “infralegal” do Presidente da República. A lei que autoriza a criação de uma estatal “não pode ser revogada pela combinação de lei genérica e ato infralegal”, sob pena de esvaziar o princípio da primazia e, consequentemente, permitir que um decreto anule uma legislação. Além disso, de acordo com o deputado, a importância de tais instituições para o Brasil deve ser levada em conta.

O parlamentar argumenta que, por serem as instituições autorizadas por ato jurídico complexo, “somente pelo mesmo instrumento” poderão ser dissolvidas ou privatizadas.

O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) foi fundado em 1964 e tem a função de gerir os dados da Carteira de Habilitação Nacional (CNH) e do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), por exemplo. Já a Empresa de Tecnologia de Informações da Previdência (Dataprev) é responsável pela gestão da Base de Dados Sociais Brasileira, especialmente a do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A empresa foi criada em 1974 por força da 6.125/74.

Ainda em 2019, o Partido Democrático Trabalhista (PDT), lançou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) questionando além do Serpro e Dataprev, a privatização de mais quatro empresas. O argumento, semelhante ao de André, apontava que, por terem sido criadas por leis específicas, o caminho para a privatização de tais instituições deve considerar a análise de tais leis.

Redator

Publicado por
Redator
Tags: ti trabalho

Veja Também

  • Campanha Salarial

Feittinf participa de 1ª mesa de negociação com Serpro, que prorroga ACT por 30 dias

Entre os pontos reivindicados na pauta nacional pelos trabalhadores, está um reajuste salarial que garante…

34 minutos atrás
  • Legislação

TIM tem recurso negado no STF após ser condenada por pejotização

Empresa de telefonia foi condenada em São Paulo a pagar os direitos trabalhistas de uma…

3 dias atrás
  • Notícias

Feittinf, Sintipar e SitePD convocam trabalhadores para assembleia de atualização de Convenção!

Pauta principal é discutir o valor do reajuste da categoria de TI no Paraná em…

4 dias atrás