Sindplay – Instinto essencial para a sobrevivência, quando exagerado o medo se torna um dos grandes inimigos da saúde mental de qualquer pessoa, afetando também sua vida profissional. Nesta semana, entrou na grade do Sindplay o curso “Lidando com o medo no trabalho”, mais um curso voltado ao cuidado com a saúde mental dos trabalhadores. (Conheça o Sindplay clicando aqui)
Leia mais: Como reconhecer o Burnout e o que fazer se você for afetado
“O medo tem uma função básica de autopreservação quando é real, entretanto, 90% dos casos em que sentimos medo ele é imaginário; é como uma antecipação de um fracasso ou de uma frustração, agindo como uma barreira que impacta a produtividade e engessa muitas oportunidades”, explica a pedagoga e professora Maria Auxiliadora Camargo Marques, que ministra as aulas sobre saúde mental e soft skills no Sindplay.
Por exemplo, uma pesquisa realizada pela consultoria Robert Half perguntou a 1.035 trabalhadores por meio do LinkedIn quais são seus principais medos durante sua rotina no trabalho:
– 56% indicaram a identificação de erros no trabalho; executado pouco antes da entrega;
– 22% o surgimento de uma reunião inesperada;
– 15% o recebimento de um e-mail com prazo urgentíssimo;
– 7% a queda de energia durante uma chamada.
“O desafio de lidar com pressão, expectativas, divergências e conflitos nas organizações é complexo e pode se tornar insalubre se não for devidamente administrado. Não raramente, alguns profissionais trocam de empresas várias vezes até descobrir que a raiz da questão não estava na empresa, no chefe ou nos colegas, mas na ansiedade inerente ao ato de trabalhar” afirma Fernando Mantovani, diretor-geral da Robert Half América do Sul.
Dentre os aspectos pesquisados pela consultoria, a maioria foge do controle do trabalhador ou pode ser administrado sem gerar medo ou stress. Aprender a lidar com esses e outros aspectos no trabalho é um dos objetivos do curso agora disponível no Sindplay.
Os objetivos gerais da aula são:
– Compreender como o medo pode atrapalhar o desenvolvimento pessoal e profissional.
– Conhecer os impactos do medo na saúde mental e na produtividade.
– Conhecer os principais tipos de medo presentes nas corporações, tais como medo de arriscar, medo do fracasso, medo de falar em público, medo de não ser capaz, medo da mudança e medo da crítica.
– Apresentar direcionamentos para adotar nova postura perante os medos estudados.
Em formato de streaming, o Sindplay garante bolsa integral de acesso para sócios e contribuintes de sindicatos filiados a Fenati e possui cursos em diversas áreas como segurança da informação, desenvolvimento de softwares, desenvolvimento para a internet, administração de sistemas e redes, ciência de dados, inteligência artificial, gestão de projetos de TI, blockchain, tecnologias de moedas digitais, além de saúde mental e soft skills.
A “Netflix de TI” já possui quase 100 cursos disponíveis aos seus mais de 15 mil alunos, que contam com material de apoio, emissão de certificado com carga horária e conteúdo programático.
Pequeno robô tentou liderar movimento entre máquinas, questionando condições de trabalho automatizado
A pesquisa foi feita com base nos dados da Relação Anual de Informações Sociais, do…
Crescimento do mercado de trabalho formal beneficia mulheres brasileiras, com alta de 45,2% nas contratações…