Federação Nacional dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação

Carf implementa IA que promete reduzir tempo de processos tributários

Carf implementa IA que promete reduzir tempo de processos tributários

Com a nova tecnologia, o tempo médio para análise de processos no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais será reduzido de seis anos para um

Reduzir tempo de processos tributários – O Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) inicia, em dezembro, a utilização da Inteligência Artificial em Recursos Administrativos (IARA), uma solução inovadora desenvolvida pelo Serpro para otimizar a tramitação de processos tributários. A iniciativa tem como objetivo agilizar o processamento de mais de 75 mil recursos em andamento, que somam aproximadamente R$ 950 bilhões.

Com essa tecnologia, o tempo médio para análise de processos será reduzido de seis anos para um. A IARA foi apresentada no XXIX Congresso Internacional do CLAD sobre Reforma do Estado e da Administração Pública, realizado em Brasília, e já é considerada uma das principais inovações no uso de IA no setor público.

LEIA: Projeto de regulação da Inteligência Artificial no Brasil avança no Senado

A IARA é uma ferramenta projetada para automatizar etapas cruciais da tramitação de processos administrativos, incluindo análise de requisitos, classificação dos processos, elaboração de resumo e sugestão de decisões.

Mais do que digitalizar etapas, adota também uma abordagem analítica, alinhando-se ao conceito de “Administração Tributária 3.0”. Além de consultar jurisprudência e interpretar relatórios, a IARA propõe encaminhamentos fundamentados, facilitando o trabalho dos conselheiros.

Embora a IARA automatize grande parte do processo, a decisão final permanece sob responsabilidade humana. Inicialmente, a ferramenta vai operar com uma base de 500 mil julgamentos anteriores e decisões de tribunais superiores, e poderá em fases futuras, interagir diretamente com contribuintes. Essa interação promete descomplicar termos jurídicos e orientar sobre direitos e obrigações.

(Com informações do site Contábeis)
(Foto: Reprodução)

Compartilhe:

Outras publicações