Golpes digitais – Uma pesquisa realizada pelo DataSenado em parceria com Nexus revelou que 24% dos brasileiros foram vítimas de algum golpe digital no último ano e perderam dinheiro, ou seja, uma em cada quatro pessoas teve prejuízo financeiro.
Os principais ataques mencionados são clonagem de cartão, invasão de contas e fraudes pela internet. Num total, 21 mil pessoas foram ouvidas durante a pesquisa, considerada a mais ampla sobre o tema no país e publicada nesta segunda-feira (30).
LEIA: Dados de 53 mil chaves Pix foram expostos, anuncia BC
Os estados com maior incidência de golpes foram São Paulo (30%), seguido de Mato Grosso (28%), Distrito Federal (27%) e Roraima (27%). Já os estados com menor casos foram o Ceará (17%), Piauí (18%) e Sergipe (19%).
Apesar de uma variação entre os estados, a pesquisa aponta que não existe um perfil para as vítimas desses crimes, na verdade, os relatos são proporcionais a outras características, como a faixa etária e a renda familiar mensal.
Jovens na mira
As pessoas que relataram prejuízo financeiro com os golpes, a pesquisa mostra que 51% possuem renda familiar de até dois salários mínimos, o que corresponde com a quantidade, já que 49% dos brasileiros declaram receber essa renda. Já em relação à faixa etária, 27% das vítimas têm idade entre 16 a 29 anos.
A ocorrência dos golpes é maior em cidades com população entre 50 mil a 500 mil habitantes (41% do total), o que condiz aos números absolutos do país – 40% dos brasileiros moram em cidades com essa quantidade de pessoas.
A pergunta principal que foi realizada foi “Nos últimos 12 meses, você perdeu dinheiro por algum crime digital como clonagem de cartão, fraude na internet ou invasão de contas bancárias?”
O nível de confiança apontado foi de 95%, com margem de erro de 1,22 ponto percentual para dados nacionais.
Como evitar cair em golpes
Aqui vão algumas dicas para poder ajudar a aumentar a sua segurança online e escapar de golpes digitais com prejuízo financeiro:
Agora, se você for vítima de alguma fraude, o importante é entrar em contato com o seu banco ou instituição financeira e registrar o caso com um boletim de ocorrência online.
(Fonte: CanalTech)
(Foto: Reprodução)
Enquanto empresas retomam ao modelo presencial, pesquisa destaca os benefícios do home office para o…
Novo curso do Sindplay: Micronações como Ferramenta Didática
Jornadas flexíveis podem reduzir o estresse, aumentar a disposição dos trabalhadores, além de otimizar o…