TI

Novo ataque hacker usa milhões de escovas de dente inteligentes

Novo ataque hacker – Hackers utilizaram três milhões de escovas de dente elétricas inteligentes em um ataque DDoS, segundo o jornal suíço Aargauer Zeitung. As marcas envolvidas e a empresa alvo ataque tiveram suas identidades preservadas.

O jornal informou que o alvo era da Suíça e o ataque DDoS causou um prejuízo de milhões de euros. Os ataques DDoS utilizam diversos dispositivos com acesso à internet para sobrecarregar um site ou serviço. Com isso, os hackers causam prejuízos ao alvo.

LEIA: MP garante isenção do IR para dois salários mínimos, mas tabela segue defasada

Em alguns casos, quando o ataque não é mitigado, o grupo cibercriminoso pode exigir uma quantia para cessar a atividade. Com mais produtos ganhando conexão com internet, integrando a Internet das Coisas (IoT, sigla em inglês), fica mais acessível invadir dispositivos e criar uma botnet.

Essa botnet, formada por milhares de eletrônicos conectados, é então usada pelos cibercriminosos para atacar os alvos.

Vulnerabilidade no sistema operacional

De acordo com o site, os cibercriminosos se aproveitaram de uma vulnerabilidade no sistema operacional das escovas, que é baseado em Java. Você pode estar se perguntando: qual é o objetivo de ter uma escova inteligente? Esses produtos monitoram a escovação e utilizam um app no smartphone para compartilhar essas informações.

Usar 3 milhões de escovas de dentes em um ataque DDoS tem o seu valor cômico. No entanto, com mais empresas investindo em produtos inteligentes, como babás eletrônicas, campainhas, lâmpadas e até micro-ondas, há mais dispositivos que podem ser invadidos. O risco aumenta quando uma empresa não investe na segurança do produto ou se o usuário não atualiza o sistema.

Como ser vítima de um ataque cibernético pode prejudicar a imagem, é pouco provável que a Fortinet divulgue as marcas das escovas e a empresa alvo do DDoS — pelo menos nesse primeiro momento.

(Fonte: Tecnoblog / com informações de Tom’s Hardware, Golem.de e Aargauer Zeitung)
(Foto: Reprodução)

Vini

Publicado por
Vini

Veja Também

  • Notícias

Deu na Imprensa: Metas insanas e pressão sobre trabalhadores explica sucesso do Mercado Livre no Brasil

Em nome da agilidade na operação, trabalhadores são submetidos a "metas insanas" de produtividade e…

3 dias atrás
  • Notícias

MPT lança cartilha para combater atos antissindicais; saiba

Documento destaca que livre atuação dos sindicatos é essencial para a promoção do trabalho digno

4 dias atrás
  • Qualificação Profissional

Sindplay: Construindo uma área de educação corporativa com o Moodle

Criado em parceria com a Academia Forense Digital (AFD), a ferramenta oferece aos alunos material…

5 dias atrás