Federação Nacional dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação

Novo ataque hacker usa milhões de escovas de dente inteligentes

Novo ataque hacker usa milhões de escovas de dente inteligentes

Novo ataque hacker – Hackers utilizaram três milhões de escovas de dente elétricas inteligentes em um ataque DDoS, segundo o jornal suíço Aargauer Zeitung. As marcas envolvidas e a empresa alvo ataque tiveram suas identidades preservadas.

O jornal informou que o alvo era da Suíça e o ataque DDoS causou um prejuízo de milhões de euros. Os ataques DDoS utilizam diversos dispositivos com acesso à internet para sobrecarregar um site ou serviço. Com isso, os hackers causam prejuízos ao alvo.

LEIA: MP garante isenção do IR para dois salários mínimos, mas tabela segue defasada

Em alguns casos, quando o ataque não é mitigado, o grupo cibercriminoso pode exigir uma quantia para cessar a atividade. Com mais produtos ganhando conexão com internet, integrando a Internet das Coisas (IoT, sigla em inglês), fica mais acessível invadir dispositivos e criar uma botnet.

Essa botnet, formada por milhares de eletrônicos conectados, é então usada pelos cibercriminosos para atacar os alvos.

Vulnerabilidade no sistema operacional

De acordo com o site, os cibercriminosos se aproveitaram de uma vulnerabilidade no sistema operacional das escovas, que é baseado em Java. Você pode estar se perguntando: qual é o objetivo de ter uma escova inteligente? Esses produtos monitoram a escovação e utilizam um app no smartphone para compartilhar essas informações.

Usar 3 milhões de escovas de dentes em um ataque DDoS tem o seu valor cômico. No entanto, com mais empresas investindo em produtos inteligentes, como babás eletrônicas, campainhas, lâmpadas e até micro-ondas, há mais dispositivos que podem ser invadidos. O risco aumenta quando uma empresa não investe na segurança do produto ou se o usuário não atualiza o sistema.

Como ser vítima de um ataque cibernético pode prejudicar a imagem, é pouco provável que a Fortinet divulgue as marcas das escovas e a empresa alvo do DDoS — pelo menos nesse primeiro momento.

(Fonte: Tecnoblog / com informações de Tom’s Hardware, Golem.de e Aargauer Zeitung)
(Foto: Reprodução)

Compartilhe:

Outras publicações