

Institucional
Fundada em 22 de julho de 2008, a Federação dos Trabalhadores em Processamento de Dados, Serviços de Informática e Tecnologia da Informação (FEITTINF) é uma entidade que defende, organiza e representa, em âmbito nacional, os profissionais de TI dos sindicatos a ela filiados.
A Federação atua para proteger os direitos e lutar pelos interesses da categoria. Para isso, participa ativamente das negociações com as representações, celebrando convenções, contratos e acordos coletivos de trabalho que garantem melhorias e avanços aos trabalhadores. Ao promover a união entre os sindicatos associados e os profissionais da base, fortalece a luta em favor dos interesses da classe operária.
Com participação ativa nos debates políticos e econômicos do País e em favor da ampliação dos direitos da categoria, Antonio Neto está à frente da FEITTINF. Neto também é presidente do Sindpd (Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação do estado de São Paulo) e da CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros). Formado em administração de empresas e análise de sistemas, Antonio Neto viveu desde muito cedo a realidade do movimento sindical até chegar ao protagonismo da representação dos trabalhadores ao ajudar a fundar o Sindpd. Com um histórico de luta no movimento sindical, o dirigente foi presidente da Federação Sindical Mundial (FSM) e da Central Geral dos Trabalhadores (CGT).
Representação nacional
Desde a sua criação, a FEITTINF tem ampliado gradativamente a representação. Como resultado do trabalho contínuo e da atuação participativa durante as campanhas salariais das estatais federais Cobra, Serpro e Dataprev, e com o intuito de organizar e defender um número ainda maior de trabalhadores, a Federação decidiu ampliar sua abrangência. A decisão foi tomada em consenso pelos seus representantes durante o 1º Congresso Interestadual Extraordinário, realizado em 2012.
Em 2016, a decisão foi ratificada pelo Ministério do Trabalho. Durante o Seminário de Pauta do Sindpd, o presidente Antonio Neto recebeu das mãos do representante do Mtb em São Paulo, Eduardo Anastasi, a certidão sindical de abrangência nacional da FEITTINF.
Com a conquista, a entidade, que possuía representatividade interestadual, foi reconhecida oficialmente para representar a categoria em âmbito nacional. A decisão fortaleceu e ofereceu instrumentos para consolidar o poder de organização em defesa dos trabalhadores.
A FEITTINF representa 76% dos trabalhadores de Tecnologia da Informação do Brasil.
Formação – Seminário de Pauta das Estatais Federais
Implementar a formação político-sindical de novas lideranças da categoria é uma das prerrogativas presentes no estatuto da Federação. Além da vivência e do contato constante com a categoria, apostar na atualização e formação de representantes e dirigentes é fundamental.
Com a premissa de que o conhecimento fortalece as batalhas em prol da classe operária, a FEITTINF já promoveu duas edições do Seminário de Pauta das Estatais Federais, em 2016 e em 2017, respectivamente.