Federação Interestadual dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação

Bem-vindos à FEITTINF

A Feittinf (Federação Interestadual dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação) foi fundada em 22 de julho de 2008 para reunir os maiores sindicatos de trabalhadores de Tecnologia da Informação (TI) do Brasil, a começar pelo maior, o Sindicato dos Trabalhadores de Tecnologia da Informação de São Paulo (Sindpd-SP). Tem como principal missão coordenar as entidades que lutam ativamente pela regulamentação da profissão de TI, defender os interesses dos profissionais do setor e avançar na compreensão das novas tecnologias para que tragam benefícios aos trabalhadores e para a sociedade em geral.

História

No artigo 1º de seu Estatuto, a Feittinf constitui-se como organização sindical de 2º grau para fins de defesa, organização, coordenação, proteção e representação legal da categoria profissional dos trabalhadores de processamento de dados, serviços de informática e tecnologia da informação. Tem como primeira prerrogativa defender os interesses da categoria e dos sindicatos associados, estabelecendo negociações com a representação da categoria visando a obtenção de melhorias para os trabalhadores representados.

Uma de suas principais funções é organizar e representar todos os trabalhadores do setor de TI do Brasil, lutando por novas conquistas e garantindo direitos. Seu primeiro presidente foi Antonio Neto, que liderou um processo de greve – através do Sindpd-SP – que culminou na conquista da redução da carga horária dos trabalhadores do setor em São Paulo de 44 para 40 horas semanais, em 2011. Com a vitória, a categoria foi uma das primeiras do país a conseguir conquistar este direito.

Em 2014, o Sindpd-SP liderou – ao lado da Feittinf – mais uma greve vitoriosa, que garantiu aos trabalhadores de TI o acesso à Participação nos Lucros e Resultados (PLR) das empresas, além da garantia de um valor mínimo de Vale-Refeição para toda a classe trabalhadores de TI.

A Feittinf tem a função de defender e a ampliar os direitos constitucionais dos trabalhadores, e tem avançado neste sentido em vários estados brasileiros. No Paraná, conquistou a imposição de indenização e multa às empresas que promoverem demissão em massa sem negociação, em consonância com o Tema 638 do STF. Além disso, a Feittinf coordenou uma negociação que garantiu a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais em todas as empresas de tecnologia instaladas em Uberlândia, importante polo do setor em Minas Gerais.

A Federação Interestadual dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação atualmente é presidida interinamente por Emerson Morresi, desde que Antonio Neto se licenciou do cargo, em 2022. A Federação tem como órgãos seu Congresso, sua Diretoria Executiva, seu Conselho Fiscal e seus Delegados Representantes à Confederação.

Diretoria

Antonio Fernandes dos Santos Neto

Presidente Licenciado

Emerson Ronaldo Morresi

Presidente em Exercício

João Antonio Nunes Gomes e Silva

2º Vice-Presidente

José Gustavo Oliveira Netto

Secretário Geral

Abner Teixeira da Silva

Diretor de Finanças

Dirceu Carlos Carneiro

Diretor de Divulgação

José de Fátima Santos

Diretor de Saúde e Assuntos Profissionais

Wanderson Alves da Silva

Diretor Inst. de Tecnologia da Inf. Comunicação

Ariston da Silva Prestes

Diretor de Políticas Sociais

Paulo Roberto de Oliveira

Diretor de Políticas Sindicais

Ronaldo de Souza Soares

Diretor de Formação

Claudemis Lopes da Cunha

Suplente de Diretoria

Antonio Randolfo das Neves

Suplente de Diretoria

Júlio César Encinas

Suplente de Diretoria

Silvania Vill

Suplente de Diretoria

Celso Lopes

Suplente de Diretoria

Moises dos santos Carvalho

Suplente de Diretoria

Marcelle de Aquino Cunha

Suplente de Diretoria

Joel Chnaiderman

Diretor do Conselho Fiscal

Osvaldo Campolargo Queiroz

Diretora do Conselho Fiscal

Cleide Aparecida Bacochina

Diretora do Conselho Fiscal

Kenia Marina Andrade

Suplente do Conselho Fiscal

David Francisco de Lara Silva

Suplente do Conselho Fiscal

Fabio Luiz Viana Cardoso

Suplente do Conselho Fiscal
Documentação